Sanep
Nível da Santa Bárbara segue abaixo do normal
Desde a terça-feira da última semana, o recuo foi de 15 cm, alcançando 1,88 metros na tarde de ontem; diretor-presidente do Sanep afirma que a situação não é desesperadora
Carlos Queiroz -
O nível da barragem Santa Bárbara segue em queda e abaixo do normal. Em uma semana, a água do local baixou 17 cm, chegando a 1,90 metros durante a tarde de ontem. O principal motivo é a escassez de chuvas em Pelotas e região. O nível é o menor registrado desde o dia 21 de novembro de 2019, quando o volume começou a ficar abaixo do vertedouro. O Sanep afirma monitorar a situação, com duas verificações diárias.
"Não é desesperadora, estamos controlando", garante o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. Segundo ele, a medição realizada ao meio-dia de ontem mostrou que o nível da barragem estava em 1,88 metro abaixo do vertedouro, 2 cm mais alto do que o registrado pela medição do dia anterior, de 1,90 metro. Ao final da tarde, a régua de medição do local mostrava que o nível estava, novamente, em 1,90 metro. O número inclui os 20 mm de chuva que incidiram sobre o local até o início da tarde de ontem. "Não perdemos o dia, se compensou", explica o diretor-presidente, citando que a chuva contribui para que o nível da água permaneça estável. A situação também ocorreu na semana passada, quando o pluviômetro central da autarquia registrou 22 mm de chuva na terça-feira (13).
Na última semana, o Diário Popular acompanhou a situação. No dia 13, o nível do local estava em 1,71 metro, 17 cm mais alto do que o registrado na tarde de ontem. A captação da água ainda estava sendo realizada por um ponto fixo e um flutuante. Com a redução no nível, um segundo ponto flutuante, que conta com um tubo de 10 metros de comprimento, entrou em funcionamento e já está realizando a captação em pontos mais profundos da barragem. Segundo Garcia, o acesso a esses locais é necessário para proporcionar uma melhor qualidade da água. No entanto, a utilização de produtos químicos, lembra, segue elevada, sem alteração no sabor do líquido fornecido à população.
Diminuição desde novembro
Conforme o histórico de medições, divulgado no site da autarquia, o nível da barragem segue abaixo do vertedouro desde o dia 21 de novembro do ano passado, quando estava a 2 cm da estrutura. Desde estão, o número vêm caindo, se mantendo estável por poucos dias durante o período compreendido até ontem. No mesmo intervalo, o pluviômetro da autarquia, presente na área central do município, registrou chuva em sete dias, com índices entre 7 e 22 mm.
Previsão do Tempo
De acordo com o Climatempo, não há previsão de chuvas para essa semana. A precipitação deve ocorrer somente na próxima terça-feira de Carnaval, quando são esperados 34 mm.
A Barragem
A Barragem Santa Bárbara tem conta com 352 hectares inundados e 359 de proteção, e tem uma bacia de acumulação com média de três a quatro metros. A estrutura foi inaugurada em 1968, pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), com o intuito de evitar cheias e promover uma reserva no abastecimento público de água potável na Zona Urbana do município.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário